Lula e o PT buscam alternativas contra condenação

Com a ameaça de estar inelegível na campanha presidencial de 2018, o ex-presidente Lula, juntamente com todo o Partido dos Trabalhadores, buscam formas de conseguir escapar da condenação ou ainda ter um candidato mesmo sem Lula na disputa.

A questão veio à tona em seminário sobre a reforma eleitoral, ocorrido em Garanhuns (PE), no último dia 8. O advogado eleitoral Bruno Martins discorreu sobre a legislação que permite candidaturas enquanto estiver pendente recurso contra o indeferimento (condenação). "O candidato cujo registro esteja sob judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão", diz o art. 16-A da lei eleitoral. Nesse caso, Lula concorrer sob judice não impede o PT de ter um possível presidente empossado em 2019. Uma alternativa é uma chapa puramente petista .
O advogado eleitoral lembra o prazo para a troca de candidato no artigo 13 da Lei 9.504: "Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esse prazo". Em outras palavras, no último dia permitido pela legislação, o PT pode ir à Justiça Eleitoral, solicitando a mudança de chapa e o vice de Lula então seria o novo titular.

PROBLEMA
Apesar de ser uma estratégia que vale se pensar, o PT ainda não tem um segundo nome de peso para conseguir disputar as eleições presidenciais. Nas últimas pesquisas o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi colocado, porém não passou de 1% das intenções de voto.
Caso o PT realmente siga por uma chapa pura, usando Lula como uma ponte eleitoral, é necessário começar uma mobilização interna e externa com o possível vice de Lula, impulsionando o mesmo para o povo.

Lula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque tentam desconstruir Marina Silva?

Desmentindo o mito de que Marina Silva "sumiu"

Ciro Gomes é sondado pelo PCdoB

Marina Silva, da luta humana à luta política

Ciro Gomes defende formação médica e residência sejam feitas por universidades públicas e em unidades do SUS

Pará: Marina Silva lidera em cenário sem Lula

Votos de Lula podem ir para Marina Silva, afirma diretor de pesquisas do DataFolha

Joaquim Barbosa, Bolsonaro e Marina Silva são os presidenciáveis menos rejeitados

Datafolha: Bolsonaro começa a desidratar e centro-esquerda avança

Jovens assinam carta em apoio à Marina Silva